Como lidar com o bloqueio criativo

Top 7 formas de lidar com o bloqueio criativo

Se estás a ler este artigo, certamente, em algum momento da tua vida profissional, já passaste por um bloqueio criativo ou até estás mesmo a passar por um agora. É algo perfeitamente normal e pode ter diversas causas como o stress, falta de motivação ou procrastinação. Nós sabemos o que isso é. É frustrante, sentes-te desanimado e desmotivado. Mas não desesperes. Existe forma de sair desse impasse e, por isso mesmo, reunimos neste artigo algumas dicas para te ajudar a superá-lo. Segue estes passos e vais ver que a tua criatividade vai voltar ao habitual.

Sumário

1. Muda de lugar

Há quanto tempo estás aqui? Sai do teu escritório, leva o teu computador ou caderno para outro sítio. Troca o digital pelo analógico ou vice-versa. Um ambiente ou método de trabalho diferentes pode ser só o que precisas para desbloqueares a mente. Se quiseres até ir mais longe, porque não pensar além fronteiras? Novas experiências são enriquecedoras para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Fica a conhecer alguns dos nossos projetos internacionais aqui

2. Música

A sofrer em silêncio? Ouve música. Já estás a ouvir? Muda de disco. Está provado cientificamente que a música, principalmente, a instrumental, tem o poder de direcionar a tua atenção e bloquear distrações externas, e ajuda a criar um ambiente imersivo propício para trabalhares. Como sugestão, deixamos-te aqui a playlist preferida dos nossos designers.

3. Lê mais sobre o assunto

Num beco sem saída? Lê mais sobre o assunto. Isso vai ajudar-te a desbloquear a mente e a descobrir novas perspetivas. Ou então lê sobre outro assunto. Ler é sempre bom, além de te enriquecer culturalmente, ajuda-te a estimular a criatividade, a imaginação e o pensamento crítico. Recomendamos-te o livro de James Webb Young “A Technique for Producing Ideas”. Podes encontrar outras sugestões de livros aqui .

4. Faz outras coisas

Já passaram horas e continuas bloqueado? Esta tarefa já te está a demorar mais tempo do que previas… De certeza que tens outras acumuladas. Põe essa de parte por enquanto e vai fazer o outro item da tua to-do list ou até mesmo lavar aquela loiça que deixaste há horas na cozinha por lavar. Vais distrair a tua mente e, ao completares outras tarefas, vais sentir-te mais motivado e confiante para voltares a pegar no trabalho que deixaste em stand-by.

5. Pensa positivo

Não faças uma tempestade num copo de água. Sabemos bem o quão desesperante pode ser estar nesta situação, mas temos de saber relativizar, não ver isto como um problema maior do que realmente é e mantermo-nos positivos. Este bloqueio é passageiro e não te define nem diminui enquanto criativo.

6. Caminha

Estás sentado há muito tempo. Levanta-te. Vai caminhar. Dá voltas à sala, à casa ou ao jardim da tua zona. Desde os tempos antigos que as pessoas faziam caminhadas quando tinham de pensar sobre alguma coisa ou tomar uma decisão importante. Isto pode ajudar-te a reduzir os teus níveis de ansiedade e stress, e é uma boa oportunidade para refletires e pensares em soluções para o desafio que te está a causar problemas.  

7. Dorme sobre o assunto

Já passou um dia inteiro, o cansaço está a tomar conta de ti. Toma um banho e descansa. Vai dormir sobre o assunto. Amanhã vais acordar com mais energia e com a cabeça fresca para pôr mãos à obra.

Conclusão

Então, dormiste bem? Resultou? Ótimo.  Se ainda não melhorou, então aconselhamos-te a voltar ao ponto 1. Descobrir a melhor forma de lidar com o bloqueio criativo nem sempre é fácil, mas existem algumas formas que te podem ajudar. Esperamos que este artigo tenha sido útil. Estamos contigo!
EN