Ricardo Daniel

Após um percurso entre o Design, a Moda e a Publicidade, decide em 2011 dedicar-se em exclusivo à criação de marcas e logótipos.

PORTO, 1978
Licenciado em Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Pós Graduado em Marca e Comunicação e em Marketing Digital pelo IPAM.

Após um percurso entre o Design, a Moda e a Publicidade, decide em 2011 dedicar-se em exclusivo à criação de marcas e logótipos.

Em 2016, criou o estúdio Ricardo Daniel na baixa do Porto. Este expande-se para Milão em 2018 enquanto inaugura um novo espaço, junto à praça da Galiza. Em 2019 vence 2 prémios lusófonos de design nas categorias de logótipo e de materiais de comunicação; teve ainda uma das suas marcas publicada no livro Responsive Logos.

Em 2020, troca Itália pelo Digital, reencontrando uma das suas paixões mais antigas: o universo automóvel. Começou com a comunicação de duas edições do Caetano Car Market e entretanto já trabalhou com a MCoutinho e a Soc. Com C.Santos. No ramo da saúde ganhou 1 prémio lusófono de design na categoria mobile com o projeto Coeso.

Nos últimos anos passaram pelo seu estúdio marcas como a Douro Azul, Ordem dos Advogados, Porto Business School, ISAG, grupo ITAU, Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Novartis Farma, Hospital de São João, entre outras.

Tanto se dedica à elaboração de novas marcas e produtos como ao redesenho de marcas já existentes. O desafio passa por materializar a visão de cada cliente e comunicar da melhor forma possível.

No final do dia acredita que, em Design, o esforço pela beleza só compensa quando o resultado é funcional.